Wilson Lima visita obras do Prosamim do São Raimundo e prevê entrega para março de 2020

Neste sábado (30/11), o governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) nos bairros Presidente Vargas (rua Walter Rayol, Ligação Viária Luiz Antony/LLA e Parque Castelhana) e Centro (Parque Bittencourt). No local, o governador disse que os trabalhados do programa na bacia do São Raimundo deve ser concluído em março de 2020.

“Ali mais embaixo, no Bariri, estamos fazendo uma infraestrutura que vai respeitar a questão ambiental, fazendo o saneamento. Ali aproximadamente 150 famílias foram indenizadas, a gente está no processo de demolição daquelas casas, e a nossa expectativa é de que em março nós possamos entregar todo esse complexo, que é um investimento na ordem de R$ 150 milhões. Isso daqui é uma prova do compromisso que o Governo do Estado tem com o cidadão, uma prova de que o governo tem trabalhado sério para melhorar e cuidar da vida das pessoas”, destacou Wilson Lima durante a visita à obra.

A vistoria às obras iniciou na rua Walter Rayol, popularmente conhecida como Bariri, que sofria há décadas com alagações devido às subidas das águas da Bacia do São Raimundo. Nessa região, o Governo do Estado retirou as famílias que sofriam com as enchentes e está revitalizando o entorno com a recomposição das vias, criando áreas de lazer e de convívio social com a construção de praças, áreas arborizadas e academia ao ar livre. As obras no bairro Presidente Vargas fazem parte do Prosamim III e vão beneficiar 150 famílias que residiam em casas que alagavam com a subida do igarapé.

Ligação Viária Luiz Antony – Após sair da rua Walter Rayol, o governador seguirá para as obras da Ligação Viária Luiz Antony (LLA), que fará a ligação dos bairros da zona oeste, como São Raimundo e Santo Antônio, ao Centro da cidade, através da rua Luiz Antony, no bairro da Aparecida. A obra vai melhorar o tráfego de veículos entre as localidades, funcionando como uma alternativa para a população chegar mais rápido ao Centro de Manaus.

Localizada à margem esquerda do Igarapé do São Raimundo, a LLA é uma obra que retirou 376 famílias que viviam sob o risco das inundações. A primeira etapa da Ligação Viária Luiz Antony está equipada com ciclovia, calçada, orla para caminhada com guarda-corpo, áreas revitalizadas com paisagismo, arborização, iluminação de LED, quadra de esportes e duas praças. O projeto é orçado em R$ 51 milhões e compreende, além da Ligação Viária Luiz Antony, o Parque Castelhana, que está sendo construído na etapa final da LLA, ao lado do Terminal 1 na Avenida Constantino Nery.

Parque Bittencourt é revitalizado – O governador Wilson Lima visitou também o Parque Bittencourt, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro, que está sendo totalmente revitalizado pelo Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). A reforma do Parque contemplou a revitalização de toda sua extensão, com correções de problemas de drenagem.

O espaço também passou por serviços de paisagismo e teve suas quadras totalmente reformadas, sendo uma das quadras equipadas com gramado sintético para a prática de futebol. A outra quadra de areia multiuso também foi totalmente reformada e equipada com rede de nylon pronta para a prática de esportes como vôlei, futevôlei e futebol de areia.

A pedido da comunidade do entorno, o parque Bittencourt foi contemplado ainda com uma academia ao ar livre que não constava no projeto anterior. A academia contará com piso emborrachado, aparelhos de barra, paralelas, prancha dupla para abdominal, ponte de escalada e barra para ombros.

Foto: Diego Peres/Secom