Wilson Lima garante cirurgias em São Paulo para crianças com cardiopatia congênita

O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, nesta terça-feira (14/01), um Protocolo de Intenções para parceria com o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, para a realização de cirurgias em crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas.

“Nós estamos fazendo um processo de reformulação na área de saúde do Estado do Amazonas. Estamos aqui num hospital que é referência nacional e o que nós estamos buscando são instituições como essa. São modelos que deram certo e que tem resultados positivos, para que a gente possa também implantar esses sistemas no Estado do Amazonas”, afirmou o governador.

O diretor executivo da Funfarme(Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto), doutor Jorge Fares, afirmou que a diretoria da instituição está otimista com a concretização do convênio. “Estamos dispostos tanto a colaborar com o governo do Amazonas para atender estas crianças, buscando resolver este grave problema de saúde pública, a mortalidade infantil das crianças com cardiopatia congênita, quanto dar apoio a eles para ampliarem e aprimorarem o atendimento em Manaus”, disse.

O HCM é referência nacional no tratamento de crianças com cardiopatia congênita. Já tratou de mais de 4 mil crianças cardiopatas de todo o Brasil, incluindo outros Estados da região Norte, como Tocantins e Rondônia.