Visando reduzir o percentual de exclusão digital e contribuir com o ingresso no mercado de trabalho, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 303/2019, que institui o Programa Amazonas Digital no Amazonas. O PL, aprovado por unanimidade, garante a implantação de ilhas digitais em locais públicos estaduais, com disponibilização gratuita de acesso a computador, impressora e internet para a realização de atividades de capacitação em geral, como trabalhos escolares, envio de currículos e pesquisa de vagas de emprego.

O parlamentar explica que o Projeto vai funcionar por meio de parcerias e convênios. “O Projeto permite que as pessoas mais simples possam ter acesso a internet por meio de parcerias com institutos e instituições públicas e privadas. As parcerias têm como objetivo fomentar, massificar e concretizar essa iniciativa quanto à aquisição dos equipamentos e capacitação de profissionais que serão responsáveis pela manutenção das ilhas digitais”, disse Bessa.

Em outro ponto do PL, Bessa destaca que o acesso às redes digitais poderá facilitar o encontro de vagas no mercado de trabalho. “Sabemos que muitas pessoas conseguem emprego por conta do acesso virtual, mas existe uma parcela da sociedade que ainda não tem esse acesso. O projeto anseia o fomento do ingresso ao mercado de trabalho em prol da coletividade, porque o acesso ao meio digital é inegavelmente facilitador na busca por vagas de emprego nos dias atuais”, enfatizou.