Samsung Ocean sedia a Semana da Inteligência das Coisas, em Manaus

As inovações tecnológicas apresentam ao mundo máquinas mais inteligentes a cada novo lançamento. Essa automatização dos processos pode ser observada facilmente, em nosso dia-a-dia, e os enredos dos filmes de ficção científica estão cada vez mais próximos da nossa realidade, através da inteligência artificial como explica o Coordenador do projeto Samsung Ocean em Manaus, Silvio Marques.

“Existem hoje em várias áreas do conhecimento relações com a inteligência artificial, por exemplo, o assistente de voz que permite falar com o celular e pedir para ele fazer uma ligação ou agendar algum compromisso” aponta.

“É possível também ao tocar em uma maçaneta,fazer com que ela reconheça a impressão digital, identificando se a pessoa é, ou não, da casa. Enfim, são infinitos exemplos de aparelhos conectadas através da internet das coisas”, completa o coordenador.

Pensando no impacto que essas soluções oferecem para um mundo mais inteligente, a Samsung Ocean Manaus realizará, a partir desta segunda-feira (26), a Semana da Inteligência das Coisas (Intelligence Of Things Week), no Prédio do Ocean localizado na Escola Superior de Tecnologia da UEA – Av. Darcy Vargas, 1.200 – e seguirá até quinta-feira (29).

A segunda edição do evento espera receber mais de 800 participantes entre estudantes, professores e entusiastas da tecnologia, bem como proporcionar a discussão dos rumos das novas tecnologias em diversos setores.

“Nós teremos, por exemplo, palestras sobre a inteligência artificial e a aplicação na moda e na área direito. O sistema está contemplando hoje todas as vertentes do conhecimento e vamos mostrar nessa semana, todas as influências que conseguimos ver na vida cotidiana” conta Silvio.

Cidades inteligentes

Dentre as temáticas abordadas no evento estarão as inovações para cidades mais interativas. A palestra terá a mediação do Professor doutor em Ciência da Computação, Carlos Maurício Figueiredo, que atualmente coordena o laboratório de sistemas inteligentes da UEA além de ser pesquisador do Samsung Ocean.

Em sua palestra explica que irá desmistificar a aplicação da inteligência artificial e da internet das coisas nas cidades, trazendo exemplos, já em execução em cidades do Brasil e no exterior.

“O meu objetivo será dar uma visão geral destes conceitos e mostrar exemplos de aplicação nas cidades inteligentes, infelizmente a maior parte destes exemplos vem de fora do Brasil e de Manaus” diz.

“Essa palestra é uma maneira de incentivar alunos, professores, pesquisadores, engenheiros e até a própria administração pública para o investimento nessas tecnologias afim de tornar nossa cidade, nosso país, mais consciente de que a tecnologia pode trazer muitos benefícios para a qualidade de vida da população” acrescenta o professor.

Inscrições

As inscrições para os quatro dias do evento, são gratuitas e podem ser efetuadas através do site www.oceanbrasil.com. A novidade é o aplicativo Samsung Ocean que oferece a interatividade para os participantes do evento, possibilitando a consulta da agenda de cursos e reservas de vagas através da lista de espera.

“Você tem acesso a agenda e pode conferir qual a noite será o evento, se não houver disponibilidade pode gerar uma lista de espera, tanto através do aplicativo quanto no site você consegue ter acesso às informações e fazer as inscrições gratuitamente” explica Silvio Marques.

Além das palestras o participante também contará com as oficinas (hands-on) e a oportunidade para ampliar seu networking.

Definições de IOT e Inteligência Artificial por: Silvio Marques -Coordenador do projeto Samsung Ocean em Manaus.

“A inteligência artificial ela é uma grande área, dentro dessas áreas, temos vertentes e subáreas que é a coisa mais genérica são os computadores aprenderem como faz um procedimento e a partir daí realizar procedimentos de maneira autônoma”.

“É ela que trata da visão que temos de objetos cada vez mais inteligentes, que possuem computadores embutidos e consequentemente tem uma capacidade maior de coleta de dados do ambiente, interação com o ser humano e comunicação a longas distâncias por meio da internet”.

“A internet das coisas IOT é justamente essa capacidade que possuímos de colocar processadores em alguns objetos, para que haja comunicação deles conosco. Você pode pegar uma série de sensores, e de componentes que, por exemplo, rastreiam quantos passos eu dou durante o dia”.

Serviço

O que? Intelligence of Things Week

Quando: 26 a 29 de Agosto

Onde? Samsung Ocean Center, Escola de Superior de Tecnologia da UEA – Av. Darcy Vargas, 1200.

Inscrições: www.oceanbrasil.com ou pelo aplicativo Samsung Ocean.